segunda-feira, 4 de maio de 2009

Um filho & Três Cachorros

Eis que nosso sonho de deixar o Brasil pra trás teve que ser subitamente revisto!
De início, parecia ser o passaporte, o "green card" definitivo, afinal, casais com filhos pequenos são muito bem vindos ao Canadá!
Mas nesse meio tempo veio a crise econômica mundial.
E além da Meg e da Duda, nossas pequenas maltês e daschund, respectivamente, veio Bud, o pastor alemão. Daí, embolou de vez o meio de campo!
Crianças, sim, cachorros, não! Mudanças, sim, mas retrocesos, não mesmo!
Já teríamos que estudar uma maneira de deixar as cachorrinhas com alguém... Dai teríamos que achar um lar pro Bud também e... Bem, com um bebezinho não dá pra se aventurar, começar de quase zero, voltar alguns passos, enfim, reduzir o padrão de vida.
Sim, porque recém-chegados (ainda tem hífen?!) ao Canadá, falando mal e porcamente francês e inglês, que condições teríamos de competir com nossos pares locais? Teriamos que reduzir nossas espectativas, aceitar ganhar um pouco menos,
Se fôssemos só nós dois, poderiamos apertar o cinto por um tempo. Mas com o bebê não poderiamos arriscar! Nãp poderíamos simplesmente "sobreviver"! Em plena crise, era bem provável que tivéssemos até que retornar... Daí, optamos por ficar! Pelo menos por hora.
Entre começar de novo por lá e investirmos no que temos aqui - que não é pouco, diga-se de passagem - optamos por dar-nos mais uma chance.
Graças a Deus, não estamos exatamente atuando em nossa área de formação, mas temos empregos estáveis. E isto sempre foi e é, particularmente nesse momento, uma grande vantagem!
Sem querer parecer conformista - que não é do meu feitio mesmo! - estamos vivendo, trabalhando e curtindo os frutos de nosso trabalho. E isso é muito mais do que, eu acredito, estaríamos experimentando "lá fora" nesse momento! Será? Só Deus sabe...